Heraldaria

Heráldica e genealogia ibérica

Brasões de famílias portuguesas

O brasão como o entendemos hoje nasceu no século XII. Anteriormente, mesmo admitindo a existência de peças e figuras nos escudos dos guerreiros, não constituíam o brasão em si, mas sim um sinal de distinção entre os combatentes.
Como a conhecemos hoje, ela surge na Europa na Idade Média, em seus tempos mais marcadamente feudais e é possivelmente o produto direto do contato entre o Ocidente e o Oriente com o motivo fundamental das Cruzadas aos Lugares Santos. No século X, mas principalmente já no século XI, é quando surgem os primeiros brasões, com o conceito e o significado que temos hoje. Eles nascem para diferenciar os cavaleiros nos combates, que estando completamente cobertos com os metais de que foi feita a armadura, era impossível reconhecê-los. Os escudos defensivos, aproveitando-se de seus próprios reforços, são os que, muito possivelmente, dão a orientação para iniciar o que seriam as peças heráldicas ao longo do tempo, pintando nelas cores diferentes para diferenciar rapidamente alguns guerreiros de outros. A necessidade de vincular os combatentes do mesmo lado provoca os emblemas primitivos da heráldica militar.
Armoriales são coleções de brasões pintados ou descritos, com indicação das pessoas ou linhagens a que pertencem, apresentados na forma de um livro ou de um pergaminho. O costume de treiná-los nasceu no século XIII na esfera anglo-francesa, como mais uma expressão do gosto por arsenais, que se desenvolvia naquela época na Europa Ocidental. A fórmula para a série de diferentes brasões responde às características desse hobby na Inglaterra e no norte da França. Lá se baseou na admiração por grandes pessoas, cujos brasões ele gostava de reconhecer.
Quanto ao armorial de heraldaria.com, não é apresentado na forma de um livro ou pergaminho, mas utilizando as tecnologias mais recentes é apresentado na forma de um website. O nosso armorial pretende reunir e dar a conhecer todos os brasões de linhagens originários de Portugal.
Para acessar o site, basta clicar no menu da parte superior e poderá ver gratuitamente milhares de escudos portugueses. Além disso, você pode comprar facilmente os itens que desejar.
Está escrito em espanhol. Caso não esteja entendendo algo, você pode entrar em contato em portugues no seguinte e-mail: heraldaria@gmail.com e também poderá usar o tradutor do seu navegador.

Contacta con Heraldaria

Dirección

Avenida Juan Pablo II, 64
50009 Zaragoza (Reino de España)
(Solo se atenderá con cita previa)

Teléfono - Mail

+34 679 96 73 07

heraldaria@gmail.com

Horarios

Mañanas: lunes a viernes de 10 a 14 h.
Tardes: lunes a jueves de 16 a 19 h.